A Lei nº 899/2024, de iniciativa da administração municipal e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, foi sancionada pelo Prefeito Alécio Mendes e a partir de agora, o Poder Executivo de Leopoldo de Bulhões, passa a ter um título de distinção e honra oficial, a Comenda da Ordem Leopoldense “Professor José Mendes da Silva.
33 personalidades leopoldenses e autoridades do Estado e do Congresso Nacional, deverão ser agraciados com o Título de Distinção Honorífica, durante cerimônia pública, com data ainda a ser definida pelo gabinete do Prefeito.
De acordo com a Lei 899, essas personalidades serão indicadas pela Administração Municipal em conjunto com o Poder Judiciário e Poder Legislativo. Ainda segundo o diploma, a Comenda será conferida as pessoas que pelos seus trabalhos, pelos seus exemplos de coragem, por sua dedicação e por seus méritos extraordinários, no interesse do Município de Leopoldo de Bulhões, Goiás e no Brasil, nas áreas de assistência social, educação, cultura, religiosidade, profissionalismo, segurança pública, política, empreendedorismo empresarial e justiça, tenham contribuído direta ou indiretamente para o desenvolvimento da comunidade leopoldense, do município, ou que eleve de forma extraordinária o nome de Leopoldo de Bulhões com os seus feitos.
A Lei que regulamenta o Título de Distinção também descreve que serão três graus de homenagem; Comendador, Grão – Comendador e Grão – Duque ou Duquesa.
A Comenda recebeu o nome em homenagem ao advogado e professor José Mendes da Silva. José Mendes tem 84 anos, é ex-funcionário público da educação, advogado por mais de 40 anos, foi superintendente do Procon no Estado de Goiás e é decâno da Loja Maçônica “Brasil Central nº 16” em Leopoldo de Bulhões.